Preparando Legumes para Congelar

03/10/2014 Por Katherine Bayer 0

Este post é uma utilidade para a vida.

Sempre que estou a trabalhar, com a vida bastante corrida, não consigo dar atenção aos pormenores do dia a dia.

Uma alimentação saudável para a família e cuidados no preparo dos alimentos são sinais de carinho e preocupação com aqueles que amamos.

Quando era solteira comia qualquer coisinha rápida em casa e, quando não conseguia, era socorrida pelos deliciosos almoços feitos pela secretária que trabalha na casa da minha irmã… Ai que saudade do feijãozinho da Lú!

Assim que casei o ritmo se tornou completamente outro e também tive que me adaptar ao ritmo do meu marido que adora saladas, comidinha sempre fresca… E por que não?

Muitas vezes ocorre de trazer legumes e eles ficarem uns 3 a 4 dias sem eu lhes por as mãos. O que acho um desperdício pois muitas vezes até chegamos a jogá-los fora por não ter tempo suficiente para guardá-los adequadamente para o consumo posterior.

Dica: (tenho sempre feito isso aqui em casa e me ajuda muito)

1. Após trazer os legumes para casa já separe-os, higienize-os e armazene.
2. Disponha de sacos para congelar e coloque a data nos respectivos saquinhos (eu não colocava a data mas agora prefiro para que possa determinar quanto tempo demora para usá-los, assim evito comprar muito sem necessidade).
3. Corte logo do tamanho e formato necessários para utilizar. Eu deixo-os cortados em cubos grandes para as jardineiras, palitos para cozer e fazer saladas ou cubos menores para sopa.
4. Quando precisarem utilizar já estão prontos para cozer e adiantam bastante o trabalho.

Vamos tentar evitar o desperdício de alimentos, claro que sempre vai para o lixo uma coisa ou outra. Eu tenho tentado aproveitar ao máximo as coisas que compro.

Quanto mais vazia estiver a despensa melhor será o seu consumo, pois o que realmente precisamos consumir não deverá estar armazenado por mais do que 1 semana.

Consumo Consciente.

fotografia 224

fotografia 225

fotografia 227