Por aqui tudo gira em torno do pequeno, últimos preparativos, detalhes que não podem ser esquecidos…
Fui ao Hospital aonde o Hugo irá nascer, e com alguma antecedência já peguei a lista da Maternidade a qual indica tudo que será necessário levar para a chegada do pequeno. Confesso que achei a lista um pouco grande, e queria ser um pouco mais simplista neste aspecto, porém como solicitado providenciei tudo em pormenores.
Como sou principiante no que diz respeito à maternidade, tenho tentado ser o mais prática e económica o possível, pois os dias não estão para grandes gastos. Fiz muita pesquisa sobre o que comprar para o Hugo e aproveitei imensas promoções e saldos de verão. A mala da Maternidade comprei na Loja Tuc Tuc (aquilo é uma perdição) e aproveitei o período de saldos para conseguir melhor preço tendo em vista que o preço habitual da loja não é dos mais baratos. Para dispor as coisinhas do baby dentro da Bolsa da Maternidade eu pretendia ter feito uma necessaire em tecido e posteriormente bordaria o nome dele para que no futuro pudesse guardar as suas primeiras roupinhas de recordação, o custo inicial entre a feitura da necessaire e o bordado seriam entre 28 e 30 euros, quase o valor que paguei pela Mala de Maternidade. Achei desnecessário esse gasto e fui pesquisar quais outras opções eu teria. Para minha surpresa, na IKEA havia um kit em azul marinho que continha 4 bolsas com fecho (foto abaixo), e um outro kit a combinar que teria 2 necessaires (foto abaixo) os quais decidi comprar e tiveram o custo total de 15,97 euros. Não pensei duas vezes e optei por essa combinação que ao final ficou bastante jeitosa além de prática e organizada (deixo aqui essa dica pois pode ser útil para outras mamães), além disso existe em cor de rosa para quem estiver a espera de uma princesa.
Na lista da Maternidade foi pedido que separássemos as roupinhas em 6 mudas completas para facilitar na troca do nenêm. Para fazer isso comprei os saquinhos dos chineses, aqueles com tecidos bem fininhos, nada que uma boa lavagem não o deixe impecável e afinal custam apenas 0,30 cêntimos cada um.
Vou deixar aqui as indicações de compra e as fotos de como ficaram as coisinhas todas arrumadas.
A Lista solicitada pela maternidade foi a seguinte:
Para o bébé (Considere 2/3 dias de internamento)
O vestuário do bébé deve ser de algodão, lã ou linho, macio e sem elásticos. Fácil de vestir e lavar. Deverá levar 2 a 3 mudas por dia):
– Camisola Interior ou body;
– Collants ou calças com pé;
– Babygrow ou cueiro;
– Casaco;
– Meias ou botas;
– Gorro;
– Produtos e objectos de higiene pessoal, incluindo tesoura de unhas ou lima descartável e fraldas;
Aconselham ainda a levar duas mala separadas para a mãe e o bébé.
Aqui está o que disponibilizei para levar na Mala do Hugo, foram os seguintes itens:
Vestuário:
06 mudas completas de roupas (estou a levar 03 do tamanho normal para recém-nascidos (tam. 0/1) e 03 maiores um pouco (tam. 1/3), para que não hajam surpresas nem roupinhas muito apertadinhas)
As mudas completas no meu caso serão:
04 macaquinhos de pezinhos sendo que 02 deles com touquinha;
02 conjuntos de blusa e calça com pezinhos (assim dispenso as meias);
Por baixo dessas roupinhas como estará muito frio:
06 conjuntos de body de mangas compridas com calças de pezinhos também todos branquinhos ou azuis;
Acessórios:
02 pares de luvinhas miúdas;
02 pares de meias;
02 touquinhas avulsas para acompanhar as roupinhas que não possuem touca;
03 babetes (babadores);
03 fraldas de tecido para o banho;
03 mantinhas quentinhas;
30 fraldas descartáveis (10 por dia);
Higiene Diária/Banho:
Sabonete Líquido Natura (Mamãe & Bebê);
Colónia pós banho (Mamãe & Bebê);
Talco de Massagem para o Corpo (Mamãe & Bebê);
Gases esterilizadas para os olhos;
Pomada/Creme para assaduras ;
Escova e Pente;
Cotonetes;
Tesoura e Cortador de unhas para bebê.
Extras:
01 chupeta tam 0;
01 travesseiro de ursinho : )
Espero que esse post possa ajudar à outras mamães que como eu ainda ficam perdidas em meio tantos detalhes.
Site da IKEA: http://www.ikea.com/pt/pt/
Site Tuc Tuc: http://www.tuctuc.com/pt/store